fbpx

Musculação: qual a idade certa para começar?

treinar-tres-vezes-por-semana-1280x720

Os adolescentes estão desenvolvendo uma vaidade física cada vez mais cedo. Se seu filho entrou nessa fase e você está preocupado se isso pode afetar o desenvolvimento dele, você veio ao lugar certo. O post de hoje vai te esclarecer qual a idade certa para começar a musculação e se o treino de hipertrofia pode prejudicar quem está em fase de crescimento.

Infelizmente, ainda não há um consenso entre os estudiosos da área. Alguns estudos comprovam que crianças de anos ou mais já podem realizar treinos de força, já os mais conservadores sugerem que o ideal seja após os 17 anos ou quando o adolescente já estiver há um ano sem ganhar altura.

Quando começar a fazer musculação?

Desde sempre indica-se a prática de atividade física para qualquer idade ou condição física, seu corpo é uma máquina que precisa ser utilizada, movimentada, mas os treinos de força e hipertrofia precisam ser realizados com cuidado, por um motivo que é fácil de entender.

A hipertrofia muscular se dá através do rompimento de microfibras dos músculos, ou seja, você gera pequenas lesões nos músculos quando está fazendo musculação e depois disso se alimenta corretamente e descansa para que ele cresça. Mas se o músculo ainda está desenvolvendo o comprimento porque o corpo está em fase de crescimento, como é possível focar em ganho de volume?

Nosso corpo é inteligente e vai sempre direcionar a energia para a maior necessidade do nosso corpo. Se as fibras musculares estiverem rompidas, a energia vai se voltar para trata-las e não para desenvolver comprimento.

O ideal é aguardar o fim do ganho de altura através de observações simples como não “perder” mais roupas e sapatos pelo comprimento, ou então observar a altura do adolescente em comparação com os pais ou avós ou quaisquer outros adultos próximos.

Não praticar musculação não significa sedentarismo

Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para os adolescentes, eles deixam o coração, o fôlego e as articulações muito mais treinadas e quando for a hora de começar a musculação, o treino será muito mais proveitoso porque o corpo não será sedentário.

Quem se acha baixinho, pode escolher esportes que esticam como basquete, vôlei, natação, que algumas pessoas acham que os altos dão preferência para esses esportes, mas na verdade esse tipo de atividades dão uma ajudinha para o que a genética limitou.

É possível até mesmo treinar em casa. Basta adquirir os equipamentos corretos e treinar com acompanhamento profissional de preferência. Você pode comprar bicicletas ergométricas, jumps, esteiras elétricas e muitos outros equipamentos liberados para qualquer idade na Ergolife.

Ergolife, amiga da saúde

Não é porque você não pode fazer musculação que vai arrumar uma desculpa para ficar o tempo inteiro no computador ou celular. Mexa-se jovem! Coloque seu filho pra se mexer, mamãe! Acesse www.ergolife.com.br e encontre os melhores equipamentos fitness com preços acessíveis e formas de pagamento que estão ao seu alcance.

Qualquer pequeno espaço pode se tornar a academia do seu filho, basta vontade e também é importante não descuidar da alimentação. Comece agora e tire seu filho do sedentarismo.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá, está interessado em comprar um equipamento ou tirar alguma dúvida sobre, fale pelo whatsapp