fbpx

O que ativa mais: agachamento livre ou aparelhos?

Agachamento

Se você faz musculação e ainda não fez essa pergunta, está fazendo musculação errado! Buscar informações é sempre bom e conforme você vai mudando seu treino, muitas vezes precisa de um exercício mais efetivo. Hoje vamos tirar as dúvidas sobre qual agachamento ativa mais: aquele feito apenas com a barra e anilhas ou aquele feito no aparelho, também conhecido como agachamento guiado.

Agachamento diferente para treinos diferentes

Não é possível decidir qual o agachamento é o melhor sem avaliar o treino, o nível do praticante e o objetivo. O agachamento guiado é mais fácil de realizar, sendo assim, para um praticante iniciante ele é mais indicado.

É importante entender que a execução correta é muito mais importante que a carga do exercício, então, se você realizar o agachamento livre com a execução incorreta, terá que diminuir o peso, o mesmo peso poderá ser utilizado no agachamento guiado e a execução dificilmente estará errada porque o aparelho é fixo.

Conforme seu treino avança, você aprende a executar o exercício da forma correta e assim pode utilizar o agachamento livre até a máxima amplitude que conseguir e isso é o que aumentar o desgaste musculo rumo à hipertrofia.

Como ativar os hormônios com agachamento

Os estudiosos da área de musculação comprovaram que o agachamento livre eleva mais a produção dos hormônios GH e testosterona que o agachamento no aparelho, mas também aumenta mais a produção de cortisol, então é preciso avaliar os exercícios como um todo.

Só um professor de educação física é capaz de definir qual o melhor exercício para cada praticante, já que cada pessoa tem suas particularidades. Ele vai avaliar a capacidade de execução de cada praticante, se há problemas nas articulações do joelho e quadril, ou quaisquer outros impedimentos físicos.

Como realizar agachamentos corretamente

Não importa qual agachamento você irá realizar, desde que você realize da forma correta, então vamos dar algumas dicas para que você consiga ativar o máximo do músculo no seu exercício de agachamento.

O primeiro é a amplitude. Sempre realize seus exercícios na amplitude máxima que você conseguir. Tenha sempre cuidado com problemas pré-existentes nas articulações, principalmente dos joelhos, dor nos joelhos não é normal durante nem após o treino, a única dor normal é a do músculo por causa do desgaste do exercício.

Mas quem não tem nenhum problema nos joelhos, deve agachar até o máximo que conseguir e já foi comprovado que o limite não deve ser a linha dos pés. O corpo não deve ir para frente mais do que o necessário. Além disso, é preciso observar que o agachamento rack é diferente do agachamento guiado, assim, o quadril não deve ir muito para trás.

Aparelhos de qualidade para agachamentos de qualidade

Não adianta tentar realizar os exercícios da forma correta se você não utilizar um bom aparelho. Para garantir a qualidade deles, prefira sempre os aparelhos da Ergolife. Você encontra em www.ergolife.com.br os melhores aparelhos para todo tipo de exercícios. Além da qualidade, o preço cabe no seu bolso e a forma de pagamento se encaixa no seu orçamento.  

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá, está interessado em comprar um equipamento ou tirar alguma dúvida sobre, fale pelo whatsapp