fbpx

Respeite o tempo de descanso entre os treinos!

alimentação-pós-treino-capa

Ao iniciar os treinos, sempre surgem dúvidas em relação ao tempo de descanso entre eles, uma vez que sempre temos a sensação que para obtermos os melhores resultados, precisamos nos dedicar o máximo possível. Porém, quando falamos a respeito de fisiologia e do funcionamento do nosso corpo, logo vemos que treinar com uma frequência elevada pode não ser a solução para seus objetivos.

Abaixo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre este intervalo entre seus treinamentos e por que você deve respeitar esse período para conseguir seus melhores ganhos na academia.

Ter aqueles dias em que você não faz musculação ou não exercita os mesmos músculos também é muito importante, normalmente os treinamentos são prescritos tendo em mente o foco em um ou mais grupamentos musculares por dia, e esta medida é justamente para evitar alguns problemas.

Uma série pode ser dividida em dois treinos distintos: um treino A e um treino B. No treino A, podemos treinar os seguintes grupamentos musculares: peitoral, ombros, tríceps, quadríceps e panturrilhas. Já no B, os seguintes músculos são estimulados: costas, trapézio, bíceps, abdômen, posterior de coxa, glúteos e panturrilha.

Essa divisão existe para que o praticante não treine todos os dias os mesmos grupamentos musculares, evitando o que conhecemos como excesso de treino. Isso permite que o indivíduo consiga progredir na academia, aumentando o peso ou o número de repetições ao longo das semanas. O resultado é o aumento da massa muscular.

Porém, quando não respeitamos esse intervalo de tempo, temos alguns problemas, quem treina o mesmo músculo com alta frequência, volume e carga, começa a sentir falta de força, dores articulares, cansaço generalizado e fadiga localizada.

Consequentemente, os treinos deixam de render e começam a se tornar um verdadeiro sofrimento. Em muitos casos, a falta de motivação passa a aparecer também durante esta fase. A chance para lesões também aumenta exponencialmente. Tendinite e até mesmo outros problemas mais graves podem aparecer com quem não tem o descanso adequado.

Conta para nós como é o seu treino, você tem feito períodos de descanso?

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Enviar Mensagem
Precisa de Ajuda?
Olá, está interessado em comprar um equipamento ou tirar alguma dúvida sobre, fale pelo whatsapp